• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Trade-offs e o conceito de estratégia


Segunda-feira, 27 de outubro de 2014 - 13h30

Graduando em engenharia agrícola na UNICAMP. Trabalha em fabrica de vagões. Escreve sobre a questão de transporte de cargas via sistema ferroviário no Brasil. Aborda também as tendências em gestão corporativa e comportamento humano.


Estratégia, palavra muito utilizada no meio empresarial, e independentemente do setor da economia em que um profissional atua, certamente em algum momento de sua carreira já se deparou com ela.


Apesar de ser amplamente utilizada, muitas empresas falham em planejar e executar uma estratégia. Isso acontece devido a rápida mudança do cenário externo à empresa (alternância no comportamento da concorrência e criação de novas tecnologias), resistência a mudanças das atividades internas da empresa, homogeneidade competitiva, difusão de inúmeras ferramentas administrativas que tomaram o lugar da estratégia, entendimento equivocado do conceito de "foco no cliente", ou simplesmente, os agentes tomadores de decisão desconhecem o conceito de estratégia e sua importância.


De acordo com o professor da Harvard Business School, autoridade em competitividade estratégica, Michael E. Porter, estratégia é a criação e determinação de um posicionamento único envolvendo um conjunto de atividades diferentes dos concorrentes, com o objetivo de se entregar um mix único de valores (serviços e /ou produtos). Portanto, estratégia é a decisão clara do que se irá fazer e o que não será feito, ou seja, decisões de escolha entre opções conflitantes (trade-off).


Segundo Porter, essas opções conflitantes (trade-off) surgem devido a três razões:


-Inconsistência na imagem empresarial ou reputação: entregar ao mesmo tempo tipos de produtos ou serviços conflitantes, ou ofertar produtos e serviços diferentes do que foi definido anteriormente.
-Atividades internas: incompatibilidade e inflexibilidade entre as pessoas, sistemas de gestão e maquinário utilizado.
-Limites na coordenação e controle interno: empresas que buscam atender diferentes necessidades de diferentes grupos de clientes (ausência de foco), em contraste com o risco de confundir os empregados nas decisões operacionais do dia-dia, sem uma definição do objetivo dessas decisões.


Diante de opções conflitantes (trade-off), como retomar o foco e a estratégia?


Para Porter, é necessário olhar o que já realmente foi feito pela empresa, sendo possível a partir da reflexão e busca por respostas para as seguintes questões:


-Quais das variedades de nossos produtos ou serviços são os que nos caracterizam? Quais os mais lucrativos?
-Qual o grupo dos nossos consumidores mais satisfeitos?
-Quais os consumidores, canais ou ocasiões de vendas que são os mais lucrativos?
-Quais as atividades da nossa cadeia de valor que são eficientes e diferenciadas dos concorrentes?


O desafio é manter o foco e definir um único e valioso núcleo de negócio (core business) com o passar do tempo da empresa. Não existe estratégia sem um posicionamento estratégico e não existe posicionamento estratégico sem a presença de opções conflitantes (trade-offs).



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja